Skip to main content

Posts

Showing posts from September, 2024

*Grover Washington Jr. - Reed Seed*

 Funky jazz by renowned saxophonist Grover Washington Jr. Reed Seed was Grover's final album with Motown and it seems he achieved the sound he had been perfecting since Mister Magic and Feels so good, a highly melodic type of jazz-funk that paved the way for a smoother kind of jazz.

*Galgo - Denso *

Psicadelismo, electrónica, riffs contagiantes e vocalizações esparsas mas no ponto, caracterizam o quarto álbum da banda portuguesa, Galgo. Munidos de uma energia electrizante e com ideias de composição bastante criativas, "Denso" revela-se uma viagem de contornos aventureiros e no geral, imprevisível.  Editado em Fevereiro deste ano, o álbum continua a tradição de rock de laivos dançáveis mas de composição complexa e com uma raiz fiel ao math-rock. Imperdível.  "nãosabesnadaedonadanãosabesnadarnãosabesnadasobreonadadofundodomar"

* O Morto - Dans La Gorge D'Un Monstre*

  Diário sónico de registo ambiental e de field-recordings, "Dans La Gorge D'Un Monstre" espraia-se por 5 temas que ganham cadência em momentos alucinatórios, escapistas de uma intensidade gentil que nos convida a imaginar outros cenários como se uma cinematografia sónica.  Mestre André (dos Jibóia) e músico por trás do projecto O Morto, é o nosso maestro para uma experiência auditiva imersiva e consistente. De realçar o dinamismo e texturas do segundo tema, "Lila".  Um trabalho que foi baseado num número de field recordings capturados numa viagem a Marrocos, somos conduzidos através de paisagens sonoras oníricas e por vezes, fantasmagóricas. O Morto deixa-nos em paisagens delirantes das quais ficamos com saudades após o álbum findar.

*Lalalar - En Kötü Iyi Olur *

Electrifying and addictive album by the Istanbul trio, Lalalar. "En Kötü lyi Olur" is their second album filled with crushing grooves, magnetic anatolian inspired melodies, captivating riffs and some dub and electro in clever doses. They remain as polically engaged as in their predecessor and debut album, "Bi Cinnete Bakar", exposing social divides and using music as a permanent unifier and a powerful voice for those that are kept voiceless.  The energy of this album is often delirious, engaging and extremely beautiful. The name of the album means "at its worst, it will be good" and the band states that the name means  “ a beacon of hope in our ever socially, politically, and climatically challenged world ”. Essential listening. 

* Harry Crews - O Cantor de Gospel* (BOOK)

  Geórgia (USA) atinge picos de calor extremo, a população de Enigma, uma pequena povoação com os seus traços singulares e orgulhosa de ter acolhido o nascimento d’O Cantor de Gospel, anseia a chegada do seu mais famoso conterrâneo com preparações messiânicas. Eis que chega, o Cantor chega e quando o Cantor chega, começa a chover, coisa que já não acontecia há alguns meses e deixa os populares de Enigma e vilas circundantes rubras de orgulho porque o seu Cantor de Gospel, além de ter uma voz celestial que comunica com o divino é também veículo para milagres. O Cantor de Gospel, obra de estreia do escritor norte-americano Harry Crews é um retrato vivido da americana do interior, do seu povo marcado pela superstição e atarantado pela miséria em que nasce, cresce e morre. Quando Harry Crews descreve o calor que se sente em Enigma, sentimos imediatamente o formigueiro incomodo do suor, porque o escritor consegue na sua pena transmitir vibrantemente, todos os suspiros, todos os arfare...